Seleção de rituais de casamento do Quinta Estação

Cerimônias de casamento

A celebração do casamento é o momento mais aguardado pelos noivos e pelos convidados. Um momento cheio de simbologia, representatividade e tradição. Para os casais que querem personalizar essa cerimônia, incluindo mais significado pessoal e beleza no grande dia, separamos alguns rituais para que seu “sim” seja ainda mais especial.

Ritual das Areias

Lindo e emocionante, o ritual das areias une o melhor de cada parceiro nessa nova família que está se formando. O casal segura, cada um, um vaso com areia colorida de duas cores diferentes, depositando juntos o conteúdo em outro vaso, misturando as cores de uma maneira inseparável. E, para se lembrarem do grande dia, os noivos podem usar o vaso como parte da decoração da nova casa. Um charme.

Ritual do Vinho

O rito do vinho é único. Nele, o celebrante pede duas taças, uma com vinho tinto e outra com vinho branco, para serem misturadas, formando uma nova bebida, que representa a união do casal. Depois disso, os noivos bebem o vinho misturado, envolvem a taça em um tecido e a quebram com o pé. Isso simboliza que daquele vinho, ninguém mais beberá!

Ritual da Vela

Neste ritual, cada noivo segura uma vela acesa. Pouco antes do casamento ser oficializado, acendem uma terceira, ainda maior, que fica no altar. As outras duas velas são apagadas, representando a vida de solteiro que ficou para trás. Esse gesto simboliza que, dali para frente, os noivos são um só.

Casamento Celta

Inspirada na cultura Celta, nessa celebração as mãos dos noivos são lavadas com água e sal. A água, representando a transparência da conexão do homem com Deus, o sal, por sua vez, já representa um catalisador da negatividade.

Ritual do Fogo

Com inspiração na cultura indiana, a cerimônia do fogo é linda e cheia de significados. Os noivos escrevem seus votos em um papel que o celebrante coloca no fogo, junto com vários elementos que correspondam aos desejos, para concretizá-los.

Cerimônia Ecumênica

Noivos de diferentes religiões podem optar pela cerimônia ecumênica. Dessa forma, as duas crenças convivem em harmonia no grande dia, destacando o melhor de cada uma, para ressaltar a importância do amor, da família e do respeito como as bases do casamento.

Ritual da Caixa

O celebrante leva uma caixa e cada casal de padrinhos e os pais dos noivos, levam cartões com mensagens positivas, conselhos e tudo o que desejarem ao casal. Os noivos fazem a promessa de sempre recorrerem a essa caixa quando as dificuldades na vida à dois surgirem, lendo juntos alguma dessas mensagens para lembrarem dos votos feitos diante do altar.

Ritual da Árvore

Nesse caso, os padrinhos colocam adubo, os pais plantam a semente e, por último, os noivos regam o vaso. Além da árvore plantada com tanto carinho, por pessoas importantes, em meio a desejos de prosperidade, o casal ainda pode distribuir sementes para os convidados, complementando a ideia.

Os espaços do Quinta Eventos são ideais tanto para os rituais e festas mais intimistas como para grandes eventos. Venha conhecer.